quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Como está o seu coração?


Nosso coração deseja muitas coisas, isto é natural. A questão é que ele pode estar sinceramente enganado em seu desejo. Nosso coração é diretamente influenciado pelo emocional, assim sendo, não podemos cegamente confiar nele para tomar as decisões da vida.

Salomão, o homem mais sábio da história da humanidade, sentenciou: “Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.” – Provérbios 19.21. Sábias palavras, isto é: podemos fazer planos através do coração, porém, primeiro tudo precisa ser levado a Deus em oração. A paz de espírito, que só vem quando incluímos Deus em nossa vida interior, é a principal base para fazermos escolhas sábias e decisões acertadas para desfrutarmos da felicidade. Com a quantidade de estímulos estressantes que vivemos atualmente, o ser humano fica cada vez emocionalmente mais frágil

Todos nós precisamos cuidar bem das nossas emoções e quando mais rápido melhor. Desde cedo o grau de respostas adaptativas é maior, crescemos no contexto de pressão diária: relacionamento interpessoal, família, prova escolar, dominar outro idioma, casa própria, concursos, enfim vivemos uma vida que precisamos andar, ou melhor, correr na velocidade dos carros, caso contrário, podemos estar atrapalhando o trânsito ou se você for um pedestre, preste atenção para não ser atropelado. O sistema nervoso é o mesmo, desde quando não havia essa quantidade enorme de variáveis precipitantes que leva cada indivíduo a passar cada um por algum tipo de transtorno emocional. E o que fazer para melhorar nossa qualidade de vida segundo a orientação bíblica?

Coloque em sua mente só o que realmente possa ajudá-lo a ser feliz. Atitudes positivas. No momento em que vier à sua mente algo ruim, alguma “voz” dizendo que você é incapaz, rebata esse sentimento de baixa autoestima com outro, mediante a sua razão. Não é o sentimento que deve controlá-lo e sim você controlar o seu sentimento.

Diga para você mesmo: “Outros conseguiram, eu também posso conseguir. Outros foram capazes, eu também posso ser...”. A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso. Quando a Bíblia fala do coração, está dizendo que o que você sente pode ser passageiro, volúvel e irreal. Então treine esse mecanismo, rebata seu pensamento com outro, seja bom nisto. Não fique achando que isto soa como falso, pois não é. Você pode também rebater seus pensamentos negativos com conselhos bíblicos motivadores, tais como: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. Lamentações 3:21 e, “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.” - Filipenses 4.8,9.

Não tenha pensamentos antecipados ou precipitados. Nós temos sempre a tendência de sofrer por antecipação. Às vezes, as coisas pelas quais sofremos, nem mesmo acontecem. Assim perdemos energia sofrendo à toa. Também quando sofremos por antecipação, geralmente não ajuda a resolvermos a questão. Temos que pensar nas soluções para nossos problemas, mas o sofrer gera em nós uma ansiedade que obscurece nosso entendimento e nossa inteligência, fazendo com que não visualizemos a solução mais adequada que muitas vezes é tão óbvia. É como se você estivesse no meio de um nevoeiro; a nuvem atrapalha que você veja. Logo que o nevoeiro passa, tudo fica tão claro.

Quando vier em sua mente pensamentos preocupantes, os quais não adianta você ficar remoendo, já que isto não iria ajudar, rebata esses pensamentos com outros pensamentos. Diga a você mesmo: não vou sofrer por antecipação, não há nada que eu possa fazer agora. Pense em outra coisa para evitar o estresse desnecessário. “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” - Provérbios 12.25. Seja bondoso contigo mesmo. Saiba que o maior carrasco do homem é o próprio homem. E como também está escrito na Bíblia: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Filipenses 4:6

Portanto, cuide de suas emoções, tenha paz interior e seja muito feliz.

Pr. Carlito Paes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...