terça-feira, 16 de agosto de 2011

Namorar cedo, presta?!


"Mesmo sem saber como Tu dirás, dentro de mim reinará a Tua paz."
Esperar é Caminhar - Palavrantiga


E ai pessoal, tudo bom? Hoje quero conversar sobre algo que o Fernando Ortega já escreveu no Não Morda a Maçã e que por um pouco de experiência me atrevo a falar do assunto. Mas é pouca experiência mesmo.


Bom, é sobre a idade para começar a namorar. Porque eu estou falando no assunto?! Pois terça a noite fui aconselhar um adolescente lá na igreja e senti muito forte em meu coração o desejo de tratar disso aqui.

Eu já tive 14 anos. Eu sei o quanto de besteiras passa na cabeça de um adolescente, que não sei por qual explicação, tem medo de morrer sozinho. Ai, ao invés do (a) camarada ir estudar e se divertir com amigos, fica nessa busca insaciável pelo par ideal. Às vezes nem é medo de ficar sozinho, é tentativa de fuga de alguma realidade que lhe deixa mal.

Quando se começa a namorar cedo, a pessoa fica exposta há algumas coisas que não tem noção de que podem acontecer. Primeiro, como cristãos, temos que ter consciência de que o namoro é para casar. Não, não tou dizendo que o seu primeiro namorado será seu marido. O que eu falo é que quando entramos em um relacionamento, deve ser com o objetivo de que se tudo dando certo e sendo encaminhado por Deus, resultará em casamento.

Ai você tá lá, na sua e aparece um irmãozinho ou irmãzinha dá mesma sala dos adolescentes ou muitas vezes o camarada nem é crente e começa a te paquerar. Você fica maluco e pensa “não posso deixar isso escapar, só Deus sabe quando vou ter outra oportunidade”. Quando você menos espera está namorando, de início você está super alegre, mas depois a ficha vai caindo [ás vezes nem cai] e você se vê afastado dos seus amigos, fazendo besteiras e sua comunhão com Deus está estragada. Porque isso aconteceu? Porque não se foi maduro o suficiente pra saber administrar esse compromisso. Porque é isso que o namoro é, COMPROMISSO.

Outra coisa é que, supondo aqui, você comece a namorar com 15 anos e vai dando certo. E sente que quer passar o resto da sua vida com a outra pessoa. Que lindo! AGORA ACORDA AMIGO. Tah?! ahah Você não vai casar com 16 anos. A não ser, que Deus te livre, que aconteça algum acidente de percurso. Você provavelmente só casará com uns 24 anos. Todo esse sentimento é maravilhoso, mas veja só. Você não vai casar sem ter um lugar para morar e algo que sustente vocês. E, ah, papai e mamãe te amam do mesmo modo, mas é você e seu amado por si. Vamos fazer contas agora, 24-15=9... NOVE ANOS DE NAMORO. Não são nove meses, são NOVE anos. Nove anos é muito tempo e muito arriscado, pois namoros prolongados tanto assim geralmente acabam em pecado. Óbvio que existem casos de pessoas que namoraram muito tempo e se mantiveram puras para o casamento, mas a GRANDE maioria falhou. Porque é difícil, viu.

Então, você acha mesmo que vale a pena começar a namorar tão cedo?!

Nessa idade, as nossas responsabilidades começam a dar um oi, mas ainda temos muito tempo sem ter grandes preocupações. Então eu te digo que aproveite bem a sua juventude, sua mocidade. Não fique preocupado em arranjar esposa ou marido agora, ore para que Deus o abençoe onde estiver. Deus já preparou tudo pra você e vai ser lindo, mas no TEMPO certo. E quando a pessoa certa aparecer você saberá.

Mas, deve ter alguém ai pensando “ela fala isso porque nunca passou por isso, ela não entende não”. Opa, opa, opa entendo sim. Como já falei no começo, eu já tive 14 anos e comecei a namorar com quase 15. Eu era muito nova e sem cabeça pra entender muitas coisas, aconteceram situações que me exigiram certa maturidade e eu que não tive. O que me acarretou em alguns problemas.

Hoje, com a maior sinceridade eu falo a você ESPERE, está muito cedo. Se eu, com 15 anos pudesse olhar o que aconteceu lá na frente, eu não começaria a namorar tão cedo. Não me arrependo, pois foi uma experiência, mas eu deveria ter esperado mais pra namorar. Esperaria lá pros 18 anos, porque a cabeça já é boa, você tem noção do que faz e vai ter bem mais cuidados com os sentimentos do outro.

E pra finalizar aqui, vou deixar um texto que tem tudo em comum com o assunto. Eclesiastes 3:1-8 “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.”



Deus abençoe a todos :D

Obs: Revisão por Lucas Gustavo

Postado por Ellen Ventura

Post original do site sai do muro

A Bíblia está ultrapassada


Antes de mais nada eu preciso confessar que, este post está 4 meses atrasado – e isto não está ligado diretamente a alguma irresponsabilidade do autor, mas sim com meu compromisso de (tentar) não ser hipócrita.

‘A Bíblia é um livro velho’ é um livro que vem sendo escrito desde muito antes de vários outros livros que estamos acostumados a ver nas livrarias. A Ilíada de Homero, a Republica de Platão entre outros são livros muito velhos, mas muito mais novos do que a Bíblia. ‘A Bíblia é um livro antiquado’, que fala de uma época que não existe mais onde irmãos casavam-se com irmãs, pais matavam filhos e animais eram mortos como sinal de purificação. ‘A Bíblia é um livro complicado’, que usa de palavras e temas complexos para, muitas vezes não dizer muita coisa, tem longas genealogias e coisas estranhíssimas para ser encarada como algo real. ‘Tá, tá bom. A Bíblia contém, em algumas partes, a palavra de Deus’ essa é a mais difícil de narrar e é muito ruim acreditar que as pessoas realmente acreditam nisso.

É interessante como todas as afirmações citadas no parágrafo anterior são reais em nossa sociedade atual. Essas verdades que circulam pelas ruas da cidade há algumas décadas tem entrado nas igrejas e contaminado quase essa geração inteira de cristãos (para se ter ideia, pergunte a 10 amigos para ver quantos já leram a Bíblia completa), e essas afirmações, por mais que se pareçam verdade, são, pasmem, pura mentira.

A Bíblia é a palavra de Deus. Tudo o que está escrito nela é tudo aquilo que Deus quis nos falar e nada de novo é dito debaixo dos céus. Aquela ultimíssima pregação daquele cara que prega andando nas ruas de São Francisco, super descolex, saiu da Bíblia. Aquela profecia que aquele pastor gritou no domingo já estáva escrita na Bíblia há milênios. Aquele lenço cheirando a suvaco suado que cura a torto e a direito, pasmem, não está na Bíblia.

De todos os pecados capetais, a negligência com relação á Bíblia é o pior pecado. Simplesmente pelo fato de que o autor da vida nos deu um manual de usuário e o seu povo não lê, ou pelo fato de que nosso Pai nos escreveu uma carta que não nos interessa ou que o próprio Deus nos deu um tesouro escondido que queremos encontrar, sem consultar o mapa.

Mas, então, eu realmente não consigo ler a Bíblia.

Então estamos juntos nessa! Sério mesmo, posso dizer que já li a Bíblia por completo, me surpreendi com muitas passagens, aprendi muita coisa com Deus mas parece que cada dia é mais difícil de ler a Palavra de Deus. Falta de tempo, sobra de sono e a cabeça migra para o mundo da lua. Mas, pensando em tudo isso (nos últimos 4 meses) cheguei a conclusão de que, a melhor maneira de se ler a Bíblia para nós – jovens com tantas atividades de todos os lados – é ler a Bíblia religiosamente.

Nenhuma criatura neste mundo mal quer que você leia a Bíblia. O diabo não quer, nem seus comparsas, nem a tevê, nem o cinema, muito menos a internet, ou seus professores da faculdade, ou os trabalhos da faculdade, ou as paredes da faculdade, nem a cervejinha de sexta a noite, ou o sinuca, ou …

Quer ler a a Bíblia? Saiba que você terá de lutar contra muitas coisas então, esteja preparado. Reserve um horário todos os dias. Pode ser o horário do almoço, no ônibus, logo ao acordar, antes de dormir. Mas o segredo é fazer com disciplina, como um crente domingueiro que precisa ir a igreja todo domingo. Parece ruim mas não é, pois a Bíblia é a palavra de Deus e a palavra de Deus transforma, cura, liberta, salva e mesmo se forçando a leitura da Bíblia, Deus vai falar com você e vai te dar gosto por conhecer e prosseguir em conhecê-lo.

Este artigo foi escrito por Nuno em 16 de agosto de 2011 às 9:50, e está arquivado em #papodelouco.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...