terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Bíblia está ultrapassada


Antes de mais nada eu preciso confessar que, este post está 4 meses atrasado – e isto não está ligado diretamente a alguma irresponsabilidade do autor, mas sim com meu compromisso de (tentar) não ser hipócrita.

‘A Bíblia é um livro velho’ é um livro que vem sendo escrito desde muito antes de vários outros livros que estamos acostumados a ver nas livrarias. A Ilíada de Homero, a Republica de Platão entre outros são livros muito velhos, mas muito mais novos do que a Bíblia. ‘A Bíblia é um livro antiquado’, que fala de uma época que não existe mais onde irmãos casavam-se com irmãs, pais matavam filhos e animais eram mortos como sinal de purificação. ‘A Bíblia é um livro complicado’, que usa de palavras e temas complexos para, muitas vezes não dizer muita coisa, tem longas genealogias e coisas estranhíssimas para ser encarada como algo real. ‘Tá, tá bom. A Bíblia contém, em algumas partes, a palavra de Deus’ essa é a mais difícil de narrar e é muito ruim acreditar que as pessoas realmente acreditam nisso.

É interessante como todas as afirmações citadas no parágrafo anterior são reais em nossa sociedade atual. Essas verdades que circulam pelas ruas da cidade há algumas décadas tem entrado nas igrejas e contaminado quase essa geração inteira de cristãos (para se ter ideia, pergunte a 10 amigos para ver quantos já leram a Bíblia completa), e essas afirmações, por mais que se pareçam verdade, são, pasmem, pura mentira.

A Bíblia é a palavra de Deus. Tudo o que está escrito nela é tudo aquilo que Deus quis nos falar e nada de novo é dito debaixo dos céus. Aquela ultimíssima pregação daquele cara que prega andando nas ruas de São Francisco, super descolex, saiu da Bíblia. Aquela profecia que aquele pastor gritou no domingo já estáva escrita na Bíblia há milênios. Aquele lenço cheirando a suvaco suado que cura a torto e a direito, pasmem, não está na Bíblia.

De todos os pecados capetais, a negligência com relação á Bíblia é o pior pecado. Simplesmente pelo fato de que o autor da vida nos deu um manual de usuário e o seu povo não lê, ou pelo fato de que nosso Pai nos escreveu uma carta que não nos interessa ou que o próprio Deus nos deu um tesouro escondido que queremos encontrar, sem consultar o mapa.

Mas, então, eu realmente não consigo ler a Bíblia.

Então estamos juntos nessa! Sério mesmo, posso dizer que já li a Bíblia por completo, me surpreendi com muitas passagens, aprendi muita coisa com Deus mas parece que cada dia é mais difícil de ler a Palavra de Deus. Falta de tempo, sobra de sono e a cabeça migra para o mundo da lua. Mas, pensando em tudo isso (nos últimos 4 meses) cheguei a conclusão de que, a melhor maneira de se ler a Bíblia para nós – jovens com tantas atividades de todos os lados – é ler a Bíblia religiosamente.

Nenhuma criatura neste mundo mal quer que você leia a Bíblia. O diabo não quer, nem seus comparsas, nem a tevê, nem o cinema, muito menos a internet, ou seus professores da faculdade, ou os trabalhos da faculdade, ou as paredes da faculdade, nem a cervejinha de sexta a noite, ou o sinuca, ou …

Quer ler a a Bíblia? Saiba que você terá de lutar contra muitas coisas então, esteja preparado. Reserve um horário todos os dias. Pode ser o horário do almoço, no ônibus, logo ao acordar, antes de dormir. Mas o segredo é fazer com disciplina, como um crente domingueiro que precisa ir a igreja todo domingo. Parece ruim mas não é, pois a Bíblia é a palavra de Deus e a palavra de Deus transforma, cura, liberta, salva e mesmo se forçando a leitura da Bíblia, Deus vai falar com você e vai te dar gosto por conhecer e prosseguir em conhecê-lo.

Este artigo foi escrito por Nuno em 16 de agosto de 2011 às 9:50, e está arquivado em #papodelouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...