terça-feira, 4 de outubro de 2011

A depressão não precisa ser o fim.

By Carlito Paes


Quando você passa por problemas difíceis como doença, luto, desemprego, traumas e se não tomar alguns cuidados, poderá entrar em um estado de depressão. Talvez você esteja atravessando graves problemas que o estão deixando muito mal ou, agora mesmo, esteja bem no meio do “olho de um furacão”, se sentindo menos que nada e estar entrando em depressão.

Para o diagnóstico de depressão foi criada uma tabela. Nela, cinco ou mais dos sintomas relacionados devem estar presentes. Um é obrigatório: estado deprimido ou falta de motivação para as tarefas diárias há pelo menos duas semanas. Os sintomas para diagnóstico de depressão são os seguintes:

- Tristeza constante (deprimido);
- Interesse diminuído ou perda de prazer para as atividades de rotina;
- Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;
- Dificuldade de concentração;
- Fadiga ou perda de energia;
- Insônia ou sono excessivo;
- Agitação ou retardo;
- Falta de apetite ou fome constante e
- Ideias decorrentes de morte ou suicídio.

As respostas afirmativas determinam o grau de depressão, divididos em três grupos;

Depressão menor: 2 a 4 sintomas por duas ou mais semanas, incluindo estado deprimido
Distemia: 3 ou 4 sintomas, incluindo estado deprimido, durante dois anos, no mínimo;
Depressão maior: 5 ou mais sintomas por duas semanas ou mais, incluindo estado deprimido.
Há diversas abordagens para o tratamento da depressão, entre elas destacamos o psicológico, medicamentoso e o espiritual. Dentro de uma perspectiva espiritual, você precisa entender que durante a depressão aquilo que você pensa é o que determina a qualidade do seu dia. Alguém pode usar sua mente como depósito de pensamentos ruins. Você não se dá conta e acha que todo pensamento é seu. Mas pode não ser. Quando você põe um vigia à porta da sua mente, para observar seus próprios pensamentos, você pode atacar uma das fontes do problema que é maligna. Na Bíblia, a mente é também chamada de coração. Em Provérbios diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procede as saídas da vida.”

A Bíblia relata alguns casos de depressão nos quais Deus aplicou as três abordagens mencionadas. Vejamos o caso do profeta Elias:

“Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro…” (I Reis 19:4-5)

Sintomas do profeta Elias: isolamento, desânimo, sensação de inutilidade, sono excessivo e desejo de morte. “E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho” (I Reis 19:5-7).

Tratamento físico aplicado por Deus: alimentação (levanta-te, come) e palavra de ânimo (porque te será muito longo o caminho), ou seja: não acabou, você viverá e há coisas por fazer.

Tratamento psicológico: como se estivesse no psicólogo, pede e permite que o profeta fale sobre suas angustias e tristezas, insistindo que ele ponha para fora tudo aquilo que o incomoda (Que fazes aqui Elias?) “E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR…” (I Reis 19:11)

Tratamento espiritual: a presença de Deus restaura, traz animo e vigor. “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Isaias 40:31).

Se você está depressivo, busque ajuda, não se isole, existe uma clara esperança. Sua depressão tem cura, tenha fé e busque em Deus e cerque-se de pessoas do bem. Levante-se e busque ajuda!


Extraído do site "Artigos do Pr. Carlito Paes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...